Gestational diabetes mellitus: an updated overview - PubMed

Highlighting Diabetes Mellitus: The Epidemic Continues - PubMed


Regarding the association of HRQoL and clinical, sociodemographic and laboratory data, the present study observed a difference between gender, occupation, the treatment and the presence of chronic complications. There was a greater perception of QoL impairment and disease severity for higher HbA1c rates. Entre as complicações relatadas pelos diabéticos, destacam-se: problemas de vista (32); problema circulatório periférico (13,7) e problema nos rins (12,3). Infarto ou AVC foram mencionados em 7,6 dos casos, 6 tiveram úlceras ou feridas nos pés, e 1,6 chegou a realizar amputações. A Região Norte apresenta uma proporção mais baixa de úlcera ou feridas nos pés e de amputações, respectivamente 2,9 e 0,6. As informações sobre usuários de unidades de saúde da família (USF) são descritas na Tabela 4. A maioria dos usuários são do sexo feminino (80 no país). A proporção de idosos apresenta variação regional, sendo mais baixa no Norte (15,6) em relação ao Sudeste (30,7), essa diferença se reflete na proporção de aposentados.



Artigo diabetes mellitus - Perinatal and long-term offspring outcomes following exposure to diabetes in pregnancy are directly related to glycemic control during ,2022 Despite recent improvements in maternal glycemic control and a reduction in the frequency of perinatal complications, the prevalence of adverse pregnancy outcomes continues to be higher than the general ,23



O envolvimento da família, apoiando a criança desde o momento do diagnóstico e promovendo um ambiente familiar saudável, é um fator importante para adesão ao tratamento e controle glicêmico(22). Quando há relacionamento negativo e crítico dos pais e falta de apoio, em que ninguém assume a responsabilidade com relação ao manejo da doença, ou não há divisão das tarefas do regime, há piora do controle metabólico(23). Ambientes carregados de estresse, seja no âmbito familiar ou fora dele, podem acarretar problemas de comportamento, que, por consequência, interferem no autocuidado, refletindo-se, dentre outras questões, na dieta da criança(18) a qual pode estar mais ansiosa e deprimida(24). Os profissionais de saúde devem estar atentos para a necessidade constante de avaliação e acompanhamento familiar, pois aquelas crianças que não são supervisionadas de perto por seus pais requerem uma atenção especial, principalmente no que diz respeito à frequência da sua alimentação(24). Da mesma forma, famílias monoparentais podem, no cotidiano da experiência da doença, apresentar dificuldades para apoiar estas crianças, necessitando mobilizar familiares e amigos para compartilhar o cuidado(22).


Prevalencia de diabetes mellitus, sus complicaciones y caracterización de las lagunas en la atención a la salud a partir de la triangulación de investigaciones

Prevalence of diabetes mellitus and its complications and characterization of healthcare gaps based on triangulation of studies

Quanto à atenção ao diabético no Brasil, em geral, observou-se que problemas na qualidade da atenção, realização de exames e no acesso aos serviços de saúde resultam em maior incidência/prevalência de complicações e em maior contingente de internações e idas a emergências 3333. Freitas PS, Matta SR, Mendes LVP, Luiza VL, Campos MR. Uso de serviços de saúde e de medicamentos por portadores de hipertensão e diabetes no município do Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc Saúde Colet 2018; 23:2383-92.. Verifica-se, então, que o não cumprimento das ações previstas no protocolo de atenção ao diabético 99. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. se reflete em piores condições de saúde. O envolvimento de uma equipe multiprofissional para o auxílio nas limitações físicas, alimentares e de socialização foi lembrado pelas crianças como aspecto importante para o adequado manejo(21). O profissional foi citado pela sua atuação, valorizando e apoiando-a no ambiente hospitalar(11,20,25), na Unidade Básica de Saúde(21), acompanhamento clínico(15), em programas educativos(26-27), em pesquisas(14) e na escola(19,28). Em todos estes casos, a atuação do profissional interfere diretamente na experiência da criança, atenuando seus medos e anseios, atuando de forma educativa, proporcionando o aumento do conhecimento sobre o diabetes e suas necessidades(11) e intensificando o autocuidado(21) e a expressão de suas experiências, emoções e sentimentos(26-27). O estudo objetivou identificar as evidências disponíveis, na literatura, que abordem, na perspectiva de crianças, os fatores relevantes para o adequado manejo do diabetes mellitus tipo 1. Realizou-se uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, CUIDEN e PsycINFO, com as palavras-chave diabetes mellitus tipo 1, criança, prevenção e controle, fatores desencadeantes, emergências, autocuidado, aprendizagem e educação em saúde, no período de 1998 a 2008. Dos artigos levantados, selecionaram-se 19, e sua análise permitiu a identificação das categorias: vivendo com o diabetes; autocuidado e perfil glicêmico; atuação da família, amigos e profissionais de saúde; e escola. As evidências apontam que a criança aprecia o apoio recebido por seus familiares os quais têm relação direta com o preparo para o autocuidado. Outros membros externos à sua rede também são valorizados. A escola é um espaço que merece atenção, bem como a experiência particular de cada criança e a educação em saúde. A escola foi destacada como importante fator que influencia o adequado manejo do diabetes. Para muitas crianças, a estrutura escolar não se mostra preparada para auxiliá-las em algumas ações de autocuidado. Há falta de lugares privativos para administração de insulina a qual é realizada, muitas vezes, em local inadequado e sem espaço, como no banheiro das crianças(16), o que pode prejudicar os resultados do controle metabólico(19). Oferecer local adequado para a criança guardar os materiais necessários para o autocuidado(19), com fácil acesso a estes diante de uma necessidade, foi um aspecto importante relatado pelas crianças(16).


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