Guia Exame de Sustentabilidade 2019 - AMAGGI

Exame publica Guia Melhores do ESG com 17 empresas premiadas


Especializada na movimentação de contêineres em portos, a Santos Brasil tem um programa para reduzir a geração de resíduos decorrentes de suas atividades nos cinco terminais marítimos que opera e nos centros de logística de apoio. As ações têm sido desenvolvidas em várias frentes, com foco na redução do material consumido nas operações. Em vez de simplesmente buscar novos fornecedores, a Nespresso resolveu se unir aos produtores da região para encontrar soluções para o problema hídrico. Em 2015, a companhia iniciou uma mobilização que resultou na criação do Consórcio Cerrado das Águas, uma plataforma colaborativa e multissetorial que conta com a participação das ONGs Imaflora e UICN, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e de outras entidades civis e governamentais. O consórcio já fez o mapeamento da região, contatou 125 fazendas e elaborou planos de restauração ambiental para aumentar a infiltração da água no solo e proteger nascentes e rios. Também estão previstas ações de capacitação e assistência técnica, além de avaliações periódicas da qualidade da água e do balanço hídrico. A busca por agilidade levou a outra modificação no programa de análise de fornecedores em 2016. Em vez de verificar os contratos, a companhia passou a analisar os fornecedores seguindo critérios de baixo, médio e alto risco. Um prestador de serviço considerado de alto risco só é contratado mediante aprovação prévia, diz Cirino. Para os processos de análise de conduta internos, feitos também pelo portal, o prazo de análise e conclusão é de 60 dias. O planejamento interno para a área começa na contratação, com um treinamento na integração de novos funcionários. Para os trabalhadores antigos, há um treinamento anual, que dura em média um mês e leva dilemas éticos práticos para ser exercitados. É um processo voltado, sobretudo, para públicos específicos, como no caso de quem se relaciona de maneira direta com órgãos ou agentes do governo. A Copagaz atribui os resultados obtidos nessas iniciativas à atuação de seu comitê de sustentabilidade. Criado em 2006, ele está diretamente ligado à presidência e tem grande capilaridade na empresa. Conta com representantes de 12 departamentos, em uma lista que abrange desde a engenharia até a tecnologia da informação, passando pelo marketing. Desde 2010, o órgão acompanha indicadores como o consumo de água e energia por meio de uma ferramenta na internet. O recurso permite também uma avaliação pontual de itens como emissão de carbono, realização de treinamentos e ocorrência de acidentes de trabalho. Também temos a tarefa de analisar e abordar assuntos que representem riscos ou tenham impacto direto nos resultados de longo prazo do negócio, diz Elizete Tavares Paes, presidente do comitê. Como se vê, nesse caso, centralização não é um problema tem sido decisiva para consolidar as diversas iniciativas de sustentabilidade da Copagaz sob a mesma visão estratégica.


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Guia exame de sustentabilidade - Bebida e comida reúne as fabricantes de alimentos, Healthcare une serviços e indústria de saúde, Utilities abriga as concessionárias de serviços públicos, exceto as distribuidoras, que entram em energia junto com as geradoras. Já em Bem-estar estarão as empresas de beleza, perfumaria, cosméticos etc.


Para 2019, a Basf já programou o treinamento de toda a sua liderança para reconhecer os vieses inconscientes, que levam as pessoas a selecionar ou privilegiar profissionais que pensem da mesma forma um modelo mental que precisa e deve ser quebrado. Queremos cada vez mais incluir gente diferente, que pense diferente, afirma Manfredo Rubens, presidente da Basf para a América do Sul. A revista Exame lançou edição especial sobre empresas com práticas ESG. O Guia Exame Melhores ESG substitui o Guia Exame de Sustentabilidade, principal referência em negócios responsáveis, publicado nos últimos 20 anos. O Brasil, como se sabe, é um grande produtor e consumidor de café. O país é responsável por cerca de um terço da produção global. A bebida está amplamente difundida no mundo e ajuda a movimentar o agronegócio brasileiro. Nos últimos anos, o consumo de café em cápsulas ganhou mais relevância e deverá crescer 9 até 2021. A Nespresso, marca de café em cápsulas da Nestlé, tem surfado a onda desse crescimento. Para garantir a qualidade do produto, no entanto, a companhia precisa ser rigorosa na escolha de seus fornecedores.


Há dois anos, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre criou um grupo interno batizado de Fórum de Melhorias, composto de representantes das diretorias gerais da organização. A ideia é analisar as reclamações de clientes que chegam à ouvidoria por meio dos diversos canais ou pelo Procon, o órgão de defesa do consumidor. O fórum também analisa sugestões enviadas por funcionários para desenvolver soluções mais ágeis e eficazes e melhorar a experiência dos segurados. Essa iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla do Grupo BB e Mapfre para promover a educação financeira do público em geral e, particularmente, dos segurados. Uma ação com esse viés foi desenvolvida pelas áreas de ouvidoria e marketing, com o uso de mídias sociais. Um dos focos desse trabalho foi esclarecer os clientes sobre seus direitos e deveres, com a veiculação de vídeos e comunicados que contribuíram para fomentar o hábito de poupar e gerir bem os recursos. A ação atingiu pessoas e gerou interações em redes sociais.



Depois de investir na infraestrutura predial, o BB foca agora a melhoria dos processos de gestão. Contratou uma empresa para unificar as faturas de todas as unidades para, depois, separá-las por tipo de edificação, avaliando o consumo mensal para ver no detalhe o que pode ser feito em cada grupo de unidades para avançar no item água. Para o público externo, o BB oferece uma calculadora hídrica virtual, um simulador para o cliente ter uma visão da eficiência ou não do consumo de água em suas unidades. Com a análise do resultado, o BB oferece sugestões para reduzir o consumo hídrico. Com mudanças em curso no cenário global e da consolidação da importância das melhores práticas ESG como balizadoras da atuação das companhias, a Exame instituiu o novo guia voltado para a avaliação sustentável das empresas. Desde 2010, o Banco do Brasil desenvolve um programa em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a WWF Brasil e a Agência Nacional de Água. O objetivo é promover iniciativas que contribuam para conservar a água e os rios brasileiros. O programa se estrutura em quatro eixos: água e agricultura (melhoria da qualidade da água e da cobertura da vegetação natural), economia verde (desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e sustentáveis), BB Ecoeficiente (mobilização dos funcionários do banco para uso eficiente da água) e marca, comunicação e engajamento (conscientização da sociedade em relação à conservação dos recursos hídricos e da natureza).


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